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sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Tsymbaly ou Tzembale ou Cymbaly

Tsymbaly ou Tzembale ou Cymbaly



Há indícios de que o Tsymbaly (цимбали) seja originário do Egito e fora introduzido na Ucrânia pelos ciganos. As primeiras menções a respeito deste instrumento datam do século XVII.


Sua caixa acústica é de forma trapezoidal, sobre a qual se acham distendidas algumas dezenas de cordas metálicas, formando grupos de três a cinco. Cada grupo corresponde a determinada nota de escala diatônica. Os modelos mais antigos eram bastantes limitados.


Tsymbaly é um pequeno cordófone de cordas múltiplas que foi primeiramente retratado em afrescos assírios que datam de 3500 aC. Pensa-se que se desenvolveu a partir do Santur persa, que entrou na Europa na Idade Média durante as Cruzadas.


O Tsymbaly é a versão ucraniana do Dulcimer de Martelo. É um Cordófono composto por uma caixa trapezoidal com cordas de metal (aço ou bronze). O Tsymbaly é jogado batendo dois batedores contra as cordas. As cordas estão dispostas em grupos de 3-5, e são afinadas em uníssono. As cordas de baixo podem ter 1 ou 2 cordas harmonizadas em sintonia.


Os batedores são curtos em comparação com aqueles usados pelo Cymbalom, embora não tão curto como os da variância da Bielorrússia. Tradicionalmente, eles tinham envoltórios de couro ao invés do envoltório de algodão usado por tocadores húngaros e romenos. Sob o sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, tem o número de catálogo 314.122-4,5.




Europa Oriental

Com a ascensão da fabricação dos Pianos em Viena no século 19, o acesso a pinos e cordas de afinação de metal tornaram-se mais fáceis. O Dulcimer Martelado tornou-se popular durante todo o império de Austro-Hungarian, onde foi espalhado rapidamente pelos músicos judaicos e Romanis (Gypsy) intinerantes. Ele se espalharam pela Romênia, Moldávia, Hungria, Eslováquia, Ucrânia e Bielorrússia, onde uma variedade de versões folclóricas regionais e instrumentos de concerto foram desenvolvidos. Estes instrumentos diferem em tamanho, afinação, número de cordas e método de segurar e tocar os martelos.

Ucrânia

De acordo com Hnat Khotkevych, o Tsymbaly existiu na Ucrânia desde o século IX. A primeira evidência documentada do Tsymbaly na Ucrânia remonta ao século XVII, onde aparece em vários dicionários. O Tsymbaly era relativamente fácil de fazer e completamente indulgente em sua fabricação. Com maior acesso as cordas de piano e as cavilhas de afinação de metal, o instrumento era facilmente construído nas vilas. O instrumento espalhou-se entre a população nos Carpathians na Ucrânia na região sudoeste particularmente entre o Hutsuls e Bukovinians. Também se tornou relativamente popular em Boikivshchyna, Transcarpathia, Podolia, Bessarabia e Ucrânia Oriental. O instrumento é usado frequentemente em conjuntos populares conhecidos como Troyista Muzyka, geralmente composto por 3 instrumentos tocados em um conjunto com o Violino, Basolia, Sopilka ou Bubon.


Referências:
Bandera, M. J. - The Tsymbaly maker and His Craft - The Ukrainian Hammered Dulcimer in Alberta - Edmonton:CIUS. 1991
Baran, T. - The Cimbalom world - Lviv: Svit, 1999
- The Cimbalom player Taras Baran - Lviv: Kobzar, 2001
Humeniuk, A. - Ukrainski narodni muzychni instrumenty - Kiev: Naukova dumka, 1967
Ivanov, P. - Orkestr ukrainskykh narodnykh instrmentiv - Kiev: Muzychna Ukraina, 1981
Khotkevych, H. - Instrumenty Ukrainskoho narodu - Kharkiv: DVU, 1930
Mizynec, V. - Ukrainian Folk Instruments - Melbourne: Bayda books, 1984
Nezovybat'ko, O. - Shkola hry na ukrainskykh tsymbalakh - Kiev: Mystetsvo, 1966
Nezovyba'ko O. - Ukrainski tsymbaly - Kiev: Muzychna Ukraina, 1976.

Cherkasky, L. - Ukrainski narodni muzychni instrumenty // Tekhnika, Kiev, Ukraine, 2003 - 262 pages. ISBN 966-575-111-5

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