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terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Crwth | Crowd

Crwth | Crowd


Crwth é uma forma de lira com cordas que usa um arco para tocar as cordas. Há evidências arqueológicas que sugerem que instrumentos semelhantes estavam em uso há 5.000 anos na Mesopotâmia e no Egito antigos. 


Às vezes também é chamado de “Crowd” Acredita-se que este instrumento musical tem sido tocado no País de Gales desde o século 11.

Crwth (/ k r u θ / ou / k r ʊ θ /) é associado particularmente com música Welsh e com música medieval popular da Inglaterra, agora arcaico, mas outrora amplamente reproduzido na Europa. 


Quatro exemplares históricos sobreviveram e podem ser encontrados no Museu Nacional de História St Fagans (Cardiff), Biblioteca Nacional do País de Gales (Aberystwyth), Warrington Museum & Art Gallery e o Museum of Fine Arts, Boston (EUA).

Crwth

A opinião geralmente aceita é que até bem recentemente ninguém tinha tocado um Crwth no País de Gales desde o final do século XVIII, mas algumas evidências sugerem que estava em alguns cantos do País antes do que se pensava originalmente.


Houve instrumentos semelhantes ao Crwth no norte da Europa ao mesmo tempo. Na Escandinávia havia um instrumento chamado Talharpa (que ainda é tocado na Estônia hoje) e o Jouhikko na Finlândia. Na Inglaterra, o equivalente era o Crowd. Qualquer pessoa viva hoje com um sobrenome como Crowther ou Crowder é descendente do antigo critorion / crowthers!

Crwth

O velho Crwth galês tinha seis cordas: quatro acima do braço, para serem tocadas com o arco, e duas viradas para a esquerda, para serem dedilhadas com o polegar. Cada string tinha um nome: llorfdant, byrdwn y llorfdant, crasdant, byrdwn y crasdant, cyweirdant e byrdwn y cyweirdant.


Uma diferença importante entre um Crwth e um Fiddle é que o Crwth tem uma ponte plana, em oposição a uma ponte curva no Fiddle. Isso significa que todas as quatro cordas são tocadas junto com o arco e que cada corda individual não pode ser tocada separadamente como com a rabeca. Outra diferença é a maneira como o instrumento é segurado - não sob o queixo, mas mais para baixo, segurado contra o peito. 

Crwth

As cordas seriam afinadas assim: GG'CC'DD '. 

Uma recente investigação de raios-X pelo Museu de História Nacional de St Fagans identificou uma câmara ressonante sob a escala, uma característica não conhecida em outros instrumentos de corda.

No País de Gales, o Crwth fez parte da tradição musical por pelo menos mil anos. O instrumento é nomeado nas leis de Hywel Dda no século X e parece que era popular na época de Gruffydd ap Cynan, dois séculos depois. Crowthers competiu no famoso Eisteddfod de Lord Rhys em Aberteifi em 1176, e sabemos que 18 crowthers receberam vários diplomas em Caerwys Eisteddfod quatrocentos anos depois, em 1567.


Mas, no final do século XVIII, o instrumento estava em suas últimas etapas. Em uma palestra para a London Antiquarian Society em 1770, o antiquário Daines Barrington trouxera um Crwth para mostrar. Havia apenas uma pessoa em todo o País de Gales ainda tocando o instrumento, ele afirmou - um certo John Morgan de Niwbwrch (Newborough), Ynys Môn. Na época, ele estava quase com 60 anos de idade: "O instrumento provavelmente morrerá com ele em alguns anos", disse ele.

Como na história da harpa tripla, a principal ameaça veio de outro instrumento mais moderno, que também trouxe novos tipos de música em seu rastro: a Rabeca. O Violino era mais leve e versátil, e provavelmente também mais fácil de tocar.

Quatro exemplos do Crwth sobreviveram. O mais antigo é o 'Foelas Crwth' da zona de Pentrefoelas, que hoje pode ser visto no Museu da Vida Galesa, Sain Ffagan. Foi feito em Llanfihangel Bachellaeth, Gwynedd, e tem uma data gravada nele: 1742. Outro exemplo está na Biblioteca Nacional do País de Gales, Aberystwyth, um no Corporation Museum, Warrington, e um nos EUA, no Museu de Belas Artes, Boston.

Novamente, como com a harpa tripla, um pequeno grupo de entusiastas ressuscitou o Crwth - uma tarefa muito mais difícil do que a harpa porque a tradição foi quebrada e todas as descrições de técnica e repertório desapareceram.

Hoje, os dois maiores especialistas no Crwth são Bob Evans de Cardiff e Cass Meurig de Cwm-y-Glo, Caernarfon.

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